Se minha empresa não é de conteúdo, ele é importante pra mim?

Para encurtar o caminho até o fim desse post, a resposta é SIM. Se você tem uma empresa de qualquer porte, conteúdo é importante para você de alguma forma. Isso porque o que você comunica – sobre você ou sobre um assunto relacionado ao seu negócio – é o que te conecta ao seu público. Assim como o que a gente fala por aí forma a opinião das pessoas sobre a gente, o mesmo acontece com empresas. É a forma como você se posiciona que vai dizer como seus clientes vão se relacionar com você. Por isso é essencial desenvolver uma linguagem única que seja capaz de comunicar os valores do negócio ao mesmo tempo em que tenha utilidade para o seu público específico. E isso dificilmente acontece de maneira espontânea: pede planejamento!

Assim, na hora de colocar no mundo a mensagem que vai falar um pouco sobre você, é importante começar refletindo sobre quem é o seu público, com o que ele se identifica, o que ele busca e como você pode oferecer isso a ele. O que te diferencia de outros negócios que oferecem a mesma coisa?

Mas e se o seu público ainda não chegou a você porque não está procurando os serviços e produtos que você oferece? A resposta está em “relevância”. Por que você segue uma pessoa ou outra nas redes sociais? Por que decide se aproximar de alguém? Porque aquele alguém diz ou faz coisas que são relevantes para você, que te acrescentam algo. Negócios de qualquer área podem se tornar relevantes para seu público quando decidem falar sobre assuntos que orbitam em torno da sua área de expertise. Em um mundo em que todos querem falar o tempo todo sobre si mesmos, oferecer algo ao outro é valioso.

Significa que um escritório de advocacia deve escrever sobre o funcionamento do sistema judicial? Não necessariamente. Mas produzir conteúdo sobre uma pesquisa que explica as tendências da sociedade que levaram à alteração do padrão de guarda dos filhos de unilateral para compartilhada no Brasil, por exemplo, é uma forma de mostrar ao seu público que você entende do que faz – e de quebra você ainda coloca no mundo informações que podem ser úteis às pessoas.

Quer entender melhor como produzir conteúdo relevante? Vamos conversar!
De quebra, veja aqui alguns dos nossos trabalhos de produção de conteúdo.

Start typing and press Enter to search

Photo by Rayi Christian Wicaksono on Unsplash