Primeira lição sobre comunicação de marca: ninguém se importa com você

Um dos maiores erros que cometemos ao falar do nosso projeto ou da nossa marca é achar que o público se importa. Eu sei, é duro ouvir, mas as pessoas não querem saber sobre você, seus conceitos complexos ou sobre como sua empresa é bacana.

Mas espera aí, então por que elas compram seus serviços e produtos? Por que assistem a comerciais e curtem perfis corporativos nas redes sociais? Aí está o X da questão: as pessoas querem saber o que você tem de valor para elas. E isso faz toda a diferença na hora de pensar a comunicação da sua marca.

Às vezes ficamos horas e horas pensando na palavra certa para comunicar o que fazemos. E frequentemente somos prolixos e só conseguimos explicar em um parágrafo (ou dois, ou três), porque não queremos deixar nada de fora. Porque achamos que a linguagem técnica é importante. Porque não queremos simplificar algo complexo e que passou por um longo processo até chegar onde chegou. Pois nada disso importa para o cliente. Ele precisa entender, em poucas linhas ou cliques, o que você faz e como pode beneficiá-lo com isso.

O segredo da boa comunicação, portanto, é pensar, dentro do que temos para oferecer, naquilo que o outro precisa ou quer. Quer um exemplo? Vamos lá: se você trabalha com melhoria de processos e logística, o seu potencial cliente quer saber que tipo de resultado você pode oferecer e que vai ajudá-lo, que pode ser aumento da produtividade e redução nos gastos, por exemplo. Para ele não importa a origem do seu software, como ele foi desenvolvidos, quais são os termos técnicos. Linguagem difícil e textos longos não serão seus amigos nessa hora.

Cuidado com a confusão: não estou falando para comunicarmos apenas aquilo que o cliente quer ouvir, em vez do que temos para entregar. O exercício é de empatia: é sair da nossa cabeça de especialista e se colocar no lugar do público. Quem ele é, o que deseja, como deseja. E mostrar para ele que você pode (se puder) oferecer isso.

Esse é um exercício constante nosso aqui na Desformatados com nossos clientes. E você, como está se comunicando como marca?

Start typing and press Enter to search

Photo by Sanwal Deen on Unsplash